Notícias

Análise: "Colômbia e Uruguai: bons exemplos na pandemia"

Postado às 06h15 | 10 Dez 2020

Ney Lopes

A Colômbia dá bom exemplo na América Latina em matéria de prevenção à pandemia., O país aprovou uma lei, que garante o acesso universal e gratuito à vacinação contra a covid-19 "para todos os colombianos", a partir de 2021. A legislação autoriza igualmente o governo a negociar parcerias multilaterais para obter as vacinas.

O Ministério da Saúde colombiano anunciou que o país garantiu a obtenção de 20 milhões de doses, graças ao programa internacional Covax, criado, entre outros, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de assegurar o acesso equitativo às vacinas contra a covid-19.A campanha de vacinação começará  no primeiro trimestre de 2021, tendo como prioridade trabalhadores do setor da saúde e outras pessoas de risco, com doenças como diabetes, problemas cardiovasculares ou renais ou com mais de 60 anos.

A Colômbia, quarta economia da América latina, constatou o primeiro caso do novo coronavírus a 6 de março, tendo imposto um confinamento rigoroso a partir de 25 desse mês. Desde 1 de setembro, o país, com 50 milhões de habitantes, apostou numa estratégia de responsabilização individual que passa pelo uso generalizado de máscaras em locais públicos. A Colômbia contabilizou mais de 1,3 milhões de casos e 38.308 mortos desde o início da pandemia.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

O Uruguai é outro país latino americano que deu resposta muito acertada a essa pandemia. O governo afirma que ainda não ganhou a guerra e falando na linguagem do futebol, admite ter chegado ao intervalo. “Jogamos um bom primeiro tempo e agora precisamos fazer um ótimo segundo tempo”, concluem os uruguaios.

Enquanto isso, o Brasil ainda não tem Plano definitivo para a vacinação.

Apenas, anúncios esparsos do Ministro-General, sobretudo após ter sido forçado pela decisão do governo de SP de iniciar por conta própria a vacinação emergencial, no início do ano.

Só Deus sabe para onde caminhamos.

 

 

 

Deixe sua Opinião