Notícias

Análise: "Biden abre porta para o Brasil"

Postado às 05h41 | 05 Mar 2021

Ney Lopes

Decisões do presidente Biden, dos EEUU, abrem oportunidades para o setor de etanol no Brasil, que vê a possibilidade de um forte aumento de demanda pelo produto na maior economia global. O governo americano prometeu rever políticas do ex-presidente Donald Trump na área de energia.

Existe ainda a expectativa, que o governo dos EUA invista para possibilitar o aumento da mistura de etanol na gasolina.

Recorde-se que Trump ameaçou impor tarifas a produtos brasileiros – sem especificar quais – se o governo do “amigo” Bolsonaro não reduzisse as tarifas impostas pelo Brasil ao etanol importado dos EUA. O mais grave é que a ameaça do ex-presidente deu certo.

O governo brasileiro aprovou uma cota de isenção tarifária para a importação de 187,5 milhões de litros de etanol dos Estados Unidos e aumentou a cota de importação. Os EEUU respondem por cerca de 90% do etanol importado, que chega aos portos brasileiros a cada ano.

A isenção foi uma vitória de Trump, que estava em ano eleitoral e contrariou o pedido feito por produtores brasileiros do setor, que estão com estoques de etanol bem acima da média.

O cenário poderá mudar.

O governo Biden começa a investir para aumentar a oferta de gasolina com uma proporção de 15% de etanol (Trump proibiu), o que representaria um boom na procura pelo produto, beneficiando o etanol brasileiro. Dessa forma, renasce otimismo no setor do álcool nacional, sobretudo no Nordeste.

Sem dúvida, uma porta que se abre para a economia do Brasil.

 

Deixe sua Opinião