Notícias

Análise: "Ano novo judaico: “Shaná Tová!”"

Postado às 06h33 | 21 Set 2020

Ney Lopes

No pôr do sol da última sexta até o anoitecer de ontem, 20, os judeus comemoraram o novo ano, chamado de “Rosh Hashaná”, o aniversário do universo, o dia em que Deus criou Adão e Eva, o mais importante do ano judaico.

Ao contrário das celebrações dos finais de ano convencionais, com festas e queimas de fogos, a mística judaica envolve profunda meditação sobre o passado para um balanço do que ficou para trás.

A partir daí, planeja-se um período melhor, com avaliação dos erros e remição dos pecados, diante de Deus. A celebração é ao som do shofar (instrumento feito com o chifre do carneiro), para evocar todo o povo de Israel.

Na mesa do “Rosh Hashaná”, não pode faltar o pão e a maçã com mel, para que o ano novo também seja doce.

A contagem dos anos no judaísmo é feita pelo calendário lunar, por isso é diferente do gregoriano. O ano lunar tem 354 dias, 11 a menos dos 365 contados normalmente. Para ajustar, se convencionou que alguns anos têm um mês a mais, que agora está no ano 5780.

O calendário i foi iniciado no dia 7 de outubro de 3761 a.C., data em que a “Torá” marca o dia da criação do homem. A “Torá” é o texto sagrado dos judeus composta pelos primeiros cinco livros  da bíblia hebraica, chamada pelos cristãos de Antigo Testamento Esses livros se chamam: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

A festa do “Rosh Hashaná” prolonga-se por dez dias, que é usada para introspecção e meditação, e que acaba no dia de “Yom Kipur” (4 de outubro próximo), o dia do Perdão, a mais importante e sagrada festividade do Judaísmo. É um dia de jejum e reza.O “Rosh Hashaná” em 2020 tem significado especial para os judeus. 

Nesse período, as criaturas são julgadas por seus méritos. Em ano de pandemia, a data se torna mais importante, por ser o momento de receber orientação divina para enfrentar os desafios futuros. . As comemorações acontecerão de maneira diferenciada.

Algumas sinagogas realizarão cerimônias presenciais. Outras farão transmissão 100% online. Há opções criativas de celebrações em “cinema drive in”.

Para todos os judeus, a nossa saudação: “Shaná Tová!”.

 

 

Deixe sua Opinião