Notícias

Análise: "Alerta geral: Covid aumenta propagação"

Postado às 05h20 | 09 Nov 2020

Ney Lopes

Portugal acordou hoje, 9, com severas medidas adotadas pelo governo para evitar a “segunda onda” da Covid 19.

Por mais que alguns governos queiram esconder, essa é uma lamentável realidade, que vem se alastrando em vários países. Vejam-se algumas medidas já em vigor no território português.

Proibição de circulação em espaços e vias públicas diariamente entre as 23h00 e as 05h00, bem como aos sábados e domingos entre as 13h00 e as 05h00, exceto para efeitos de deslocações urgentes e inadiáveis. As exceções para circulação abrangem deslocamentos para desempenho de funções profissionais ou equiparadas, conforme atestado por declaração; liberalização para profissionais da saúde, agentes de proteção civil, forças e serviços de segurança, militares e pessoal civil das Forças Armadas; ministros de culto, mediante credenciamento pelos órgãos competentes da respetiva igreja ou comunidade religiosa; pessoal das missões diplomáticas, consulares e das organizações internacionais localizadas em Portugal, desde que relacionadas com o desempenho de funções oficiais; deslocamentos para aquisição de produtos em farmácias ou obtenção de cuidados de saúde e transporte de pessoas a quem devam ser administrados tais cuidados; circulação para amercearias e supermercados e outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais; assistência de pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes; deslocamentos  necessárias ao exercício da liberdade de imprensa; outros motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que se demonstre serem inadiáveis e sejam devidamente justificados.

Quadro complexo a segunda onda da pandemia. Percebe-se que a única saída será a vacina, cuja aprovação não parece próxima. Deus proteja o Brasil para que quadro semelhante à Portugal não chegue em nosso território.

 

Deixe sua Opinião