Postado às 18h04 | 06 Out 2020
Ney Lopes
Hoje, o Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, admitiu que possa haver uma vacina disponível até ao final deste ano e pediu solidariedade e compromisso político de todos os líderes para garantir uma distribuição justa de vacinas.
A vacina contra a covid-19 poderá estar pronta no fim do ano, afirmou durante os comentários finais da reunião do Conselho Executivo da OMS, formado por especialistas de 34 Estados Membros.
A previsão do diretor geral contradiz a do cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan , que no mês passado alertou que possíveis vacinas contra Covid-19 não devem estar disponíveis para a população em geral antes de um período de dois anos.
O fato mostra que com a evolução da pandemia já se sabe muitas mais sobre o vírus, embora ainda existam áreas desconhecidas.
Tedros vem sendo criticado fortemente pelo presidente Trump acerca do papel da OMS, durante a crise, acusando-o de ser muito próximo da China e não fazer o suficiente para questionar as ações de Pequim no ano passado, quando o vírus apareceu pela primeira vez em Wuhan.
Ele sempre rejeitou essas alegações e disse que a sua agência manteve o mundo informado, com isenção.
Na reunião hoje encerrada, a OMS estabeleceu diretrizes sobre restrições ao comércio e viagens impostas enquanto perdurarem as emergências de saúde.
A possibilidade da vacina até o final é alvissareira.
Reaviva a esperança global, de que os males decorrentes da catástrofe epidêmica estejam próximos de acabar.
Aleluia!