Notícias

Análise: "Acordo agrícola Mercosul-Europa e a “raiva francesa"

Postado às 05h34 | 07 Dez 2024

Ney Lopes

Conheça bem a história desse acordo.

Como presidente do Parlamento Latino-Americano participei de várias reuniões e debates, inclusive no plenário do Parlamento Europeu, sobre o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia (UE).

As negociações, iniciadas em 28 de junho de 1999, tiveram suspensão e posterior reinício   em 2010, ganhando novo ímpeto em 2016.

Na última sexta, o acordo foi aceito pelos quatro países-membros fundadores do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai-, mesmo com a “raiva” demonstrada pela França.

Até agora, o Mercosul era o único grande parceiro comercial na América Latina com o qual a UE não tinha um acordo comercial preferencial.

Oposição da França

Quase 600 parlamentares franceses se opuseram, porém nenhum dos outros 26 países membros da UE demonstraram tal oposição frontal.

O acordo chega no momento certo, uma vez que a economia do Velho Continente está estagnada e o futuro presidente americano, Donald Trump, prometeu relançar as guerras comerciais, inclusive com a UE.

Alemanha e Espanha, consideram o tratado estratégico em meio às incertezas geopolíticas atuais.

Esses países estão com medo do fator Trump e o poder da China e Rússia na América do Sul.

Consumo produtos franceses

O acordo prevê regras que beneficiarão a Europa.

Os consumidores do Mercosul gostam de produtos europeus de alta qualidade, como vinhos, queijos, chocolates e carne suína.

Mas o Mercosul impõe altas tarifas sobre as importações desses e outros produtos europeus.

Por exemplo: vinho: 27%; Chocolate: 20%sas: 20-35% etc.

O acordo removerá essas altas tarifas, tornando mais fácil a exportação para o Mercosul produtos alimentícios e bebidas regionais de alta qualidade, como Prosciutto di Parma, Parmigiano Reggiano, Prosecco, conhaque e uísque irlandês.

Mesmo diante dessas evidencias, os agricultores franceses, acostumados com o excessivo protecionismo que recebem do governo, temem a concorrência dos produtos do Mercosul, especialmente a carne do Brasil, Argentina e Uruguai.

É provável que os produtos importados do Mercosul inundem o mercado a preços mais baixos do que a produção europeia e francesa.

Da mesma forma, nos setores farmacêutico e automotivo, os produtos europeus poderão dominar os mercados sul-americanos, ameaçando empregos locais.

Comércio livre

Diante de tais circunstancias econômicas e políticas, o acordo aprovado ainda passará por várias instancias de votação.

Queira Deus seja realmente implantado, o que significará a maior zona de comércio livre do planeta, cobrindo um quarto do PIB global e 720 milhões de pessoas.

57 anos da Turma da Liberdade

Neste 8 de dezembro, 57 anos, da colação de grau da Turma da Liberdade, da Faculdade de Direito da UFRN, que em plena repressão revolucionária teve como patrono o ex-presidente Juscelino Kubistchek.

Integrei essa Turna e recordo, com emoção, os meus colegas  Adelgimar Diniz Rocha, Carlos Borges de Medeiros, Carlos Jussier Trindade dos Santos, (orador na aposição da placa), Deífilo Gurgel, Eudes Bezerra Galvão, Expedito Rufino de Figueiredo, Ferdinando Luis Patriota, Fernando Justino de Souza, Fred Galvão, Glênio Aquino de Andrade, Hamilton de Sá Dantas, Iaris Cortês de Lima, Ieda Amorim Martins, Ilnar Gurgel Rosado, Ismael Wanderley Gomes Filho, Jaymar Medeiros, Jobel Amorim das Virgens.

José Aranha Sobrinho, José Jarbas Martins, José Luciano Limeira, Joseri Alves, Manuel Onofre de Souza Junior, Maria das Dores Xavier de Souza, Ney Silveira Dias, Nivaldo de Carvalho, Othon Donaldson de Oliveira, Pedro Simões Neto, Raimundo Nonato Teixeira, Regina Coeli Barbosa, Romeika Lucena, Ruy Barbalho de Meiroz Grilo, Selma Maria Dantas de Paiva, Sônia Ivanise Bandeira do Amaral, Vitória dos Santos Costa (oradora da “aula da saudade”), Waldemir Patriota e Zuleide Teixeira de França

Hoje na história

1863 – É criado o futebol moderno.

1869 – Início do Primeiro Concílio do Vaticano.

1941 – Segunda Guerra Mundial: Os Estados Unidos declaram guerra ao Japão após o ataque a Pearl Harbor.

1942 – Fusão do Club de Regatas Botafogo dando origem ao Botafogo de Futebol e Regatas.

1965 – Encerramento do Segundo Concílio do Vaticano.

1980 — O ex-Beatle John Lennon é assassinado por Mark Chapman em frente ao Edifício Dakota, em Nova Iorque

 

Deixe sua Opinião