Postado às 08h40 | 18 Abr 2025
Ney Lopes
(Sexta feira Santa)
O cristianismo enfrenta muitos desafios, incluindo a desigualdade econômica, as mudanças climáticas e a ascensão do secularismo, que significa o princípio político que separa a religião do Estado, ou seja, da política.
Também é conhecido como laicidade.
A Semana Santa é uma celebração cristã, que comemora a última semana de Jesus em Jerusalém, que antecedeu sua crucificação e ressurreição.
É um momento de reflexão e lembrança.
Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram o episódio em que Jesus lava os pés de seus discípulos durante celebrações da "Páscoa judaica", que comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.
Nesse dia, Jesus participa da última ceia com os seus discípulos antes de sua morte e ressurreição.
Os sinos das igrejas tradicionalmente não são tocados, até meia noite do sábado.
Até o século IV, a última Ceia de Jesus, sua morte e sua ressurreição eram celebradas em uma única comemoração, na véspera da Páscoa.
Desde então, esses três eventos têm sido celebrados separadamente — a Páscoa, como comemoração da ressurreição de Jesus, é considerada o evento central.
A missa não é oficiada nas igrejas católicas, substituída por uma liturgia especial.
Embora a Sexta-feira Santa seja tradicionalmente vista como um momento de reflexão solene e luto, também é uma oportunidade para refletir sobre os valores que Jesus defendeu de compaixão, perdão e justiça social.
Sexta-feira Santa levanta questões importantes sobre a responsabilidade coletiva de buscar justiça social para toda a humanidade e construção de um mundo mais equitativo.
A Sexta-feira Santa não é apenas um dia para contemplar o passado, mas uma oportunidade para imaginar futuro melhor para todos.
Hoje na história
1791 — Revolução Francesa: rei Luis XVI tenta fugir de Paris.
1857 — Publicação de “O Livro dos Espíritos” por Allan Kardec marca o surgimento do espiritismo na França.
1906 — Um terremoto destrói grande parte da cidade de São Francisco.
1909 — Joana d’Arc é beatificada em Roma.
1912 — O RMS Carpathia traz 705 sobreviventes do RMS Titanic para Nova York.
1924 — Simon & Schuster publica o primeiro livro de palavras cruzadas.
1942 — Segunda Guerra Mundial: Ataque Doolittle: os Estados Unidos, lançam um ataque a Tóquio em resposta ao ataque a Pearl Harbor.
1946 — O Tribunal Internacional de Justiça faz a sua reunião inaugural em Haia, Países Baixos.
2001 — A Comissão dos Direitos Humanos da ONU condena a situação de Cuba e pede que as suas autoridades recorram à cooperação internacional para assegurar as liberdades fundamentais ao povo cubano.
2005 — Início do conclave que elegeria mais tarde o Papa Bento XVI.
2007 — Uma série de atentados, dois deles sendo suicídios, ocorrem em Bagdá, matando 198 pessoas e ferindo outras 251.
2018 — O rei Mswati III da Suazilândia anuncia a mudança do nome de seu país para Essuatíni.
Curtinhas
+ José Sarney, com a sua longevidade política, respondeu certa vez a Ulysses Guimarães, que lhe pedia punição para militares: “Ulysses, não ganhamos pelas armas, mas, sim, por um processo de engenharia política conduzida por você, Tancredo e por mim, com a participação do Aureliano, Marco Maciel, Jorge Bornhausen, Petrônio Portela, Leônidas Pires Gonçalves e muitos outros. Por uma vitória armada, não teríamos jamais a volta da Democracia.
+ A dívida do governo federal, que é o total que o país deve a credores, deve crescer em 2025. Ela fechou 2024 em mais de R$ 7,3 trilhões, o maior valor já registrado, e pode chegar a até R$ 8,5 trilhões até o fim de 2025. Os dados foram divulgados pelo Tesouro Nacional e citados pela Agência Brasil.
+ A Osterfest em Pomerode é a maior celebração de Páscoa do Brasil e uma das mais aguardadas festividades de Santa Catarina. É um mergulho nas tradições alemãs preservadas por mais de 150 anos.
+ Tramita projeto lei para permitir que os descontos nas contas de luz para quem usar energia elétrica em atividades de irrigação e aquicultura também sejam aplicados durante o dia, e não somente à noite.
+ “Os Estados Unidos acabarão por se render à China, mas Trump vai chamar-lhe ‘a arte da negociação’” É o que se prevê.
+ A Divina Liturgia (Eucaristia) não é celebrada na Sexta-feira Santa, exceto quando coincide com a Grande Festa da Anunciação