Notícias

Análise: "66 anos da obra do Prof. Severino Lopes"

Postado às 06h36 | 02 Jun 2022

Ney Lopes

Nesta quinta, 2, o Complexo de Saúde Professor Severino Lopes completa 66 anos de existência, sendo atualmente o primeiro do país a ser reconhecido como Centro de Referência em Dependência Química.

Fundado com a denominação de Casa de Saúde Natal, em 02 de junho de 1956, passou a ser Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes em 2005, transformado posteriormente em um Complexo, com unidade clínica, unidade psiquiátrica, urgência psiquiátrica e ambulatório de psiquiatria.

A instituição, tida como exemplar na medicina brasileira, a cada dia avança na melhoria da sua infraestrutura e disponibilização de equipamentos modernos, assistência de excelência e espaços de qualidade de vida.

A história do Complexo de Saúde Professor Severino Lopes é marcada pelo desejo de assistir com tratamento científico, humano e acolhedor o portador de transtorno mental e o dependente químico restabelecendo a sua saúde e o reabilitando para o convívio social e familiar.

A entidade hospitalar é uma Escola formadora de profissionais de saúde de excelência, já iniciada esta orientação pedagógica com o seu fundador Severino Lopes, que além de médico psiquiatra era professor universitário da UFRN e trouxe toda a capacidade pedagógica, espírito empreendedor, humanitário e solidário para o hospital.

A instituição trabalha com terapias complementares como hortoterapia, musicoterapia, terapia assistida com animais, práticas terapia ocupacional, psicologia, serviço social, pedagogia, educação física, lazer e qualidade de vida, dentre outras.

Desde a sua fundação, promovia festas e atividades socializantes, como passeios externos para integrar o paciente à sociedade.

A data de hoje significa 66 anos de trabalho e e apoio ímpar à saúde mental no RN.

Trajetória seguida com dedicação, através de uma assistência humanizada, transformadora e integral aos pacientes.

Honra ao mérito ao Complexo de Saúde Professor Severino Lopes e também aos atuais administradores, entre eles os filhos do fundador, que seguem as lições de humanismo e espírito solidário, vindas das origens da instituição

 

 

Deixe sua Opinião