Postado às 09h44 | 19 Abr 2025
Ney Lopes
O cristianismo enfrenta muitos desafios, incluindo a desigualdade econômica, as mudanças climáticas e a ascensão do secularismo, que significa o princípio político que separa a religião do Estado, ou seja, da política. Também é conhecido como laicidade.
A Semana Santa é uma celebração cristã, que comemora a última semana de Jesus em Jerusalém, que antecedeu sua crucificação e ressurreição. É um momento de reflexão e lembrança.
Após a morte de Jesus, seu corpo foi levado para ser sepultado em um túmulo fortemente guardado por soldados romanos, e uma enorme pedra colocada em sua frente. Uma mulher chamada Maria Madalena e alguns seguidores de Jesus visitaram o túmulo, dois dias depois. Supreendentemente, o interior estava completamente vazio. Jesus ressuscitara.
Os cristãos celebram o Domingo de Páscoa com cultos religiosos especiais, refeições festivas e diversas tradições, que simbolizam renascimento e renovação, como os ovos de Páscoa. Na Polônia, as pessoas jogam água umas nas outras . É uma tradição que está ligada ao batismo de um príncipe polonês há centenas de anos
Uma das tradições de Páscoa mais singulares do mundo é feita com 15.000 ovos. Os membros da Irmandade da Omelete Gigante de Bessières, pequena cidade ao sul da França, despejam galões de gema de ovo em uma panela grande na praça principal da cidade. A produção é o suficiente para alimentar milhares de pessoas. Mexendo com enormes colheres de pau que mais parecem remos, eles cozinham a omelete em fogo aberto. Diz-se que a tradição começou com Napoleão Bonaparte, que, ao visitar a região, gostou tanto de seus ovos que pediu que uma omelete gigante fosse preparada para suas tropas.
Até o século IV, a última Ceia de Jesus, sua morte e sua ressurreição eram celebradas em uma única comemoração, na véspera da Páscoa. Desde então, esses três eventos têm sido celebrados separadamente — a Páscoa, como comemoração da ressurreição de Jesus, é considerada o evento central. A missa não é oficiada nas igrejas católicas, substituída por uma liturgia especial.
Neste Domingo de Páscoa, diante de um mundo tão conturbado, cabe invocar a oração pela Paz de São Francisco:
“Senhor, Fazei de mim um instrumento de vossa paz! Onde houver ódio, que eu leve o amor, onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a fé. Onde houver o erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz!
“Ó Mestre, fazei que eu procure mais. Consolar, que ser consolado. Compreender, que ser compreendido. Amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna! ”
Amém!
+ Ney Lopes - jornalista, advogado, ex-deputado federal; ex-presidente da CCJ da Câmara Federal - ex-presidente do Parlamento Latino-Americano, procurador federal – nl@neylopes.com.br – blogdoneylopes.com.br
Publicado no portal DIÁRIO DO PODER, Brasília, DF
DF