Notícias

TSE julga na terça se partidos políticos podem ser criados com assinatura digital

Postado às 05h32 | 21 Nov 2019

Mônic Bergamo

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve decidir na terça (26) se a Justiça pode aceitar assinaturas eletrônicas de eleitores para a formação de um partido político. A decisão interfere nos planos de Jair Bolsonaro, que está lançando uma nova legenda.

ACELERA

O presidente tem pressa: se seu partido for oficializado até abril, poderá lançar candidatos a vereador e a prefeito. Para isso, precisa coletar 491.967 assinaturas, que precisam ser checadas pela Justiça Eleitoral. As rubricas eletrônicas acelerariam o processo.

PAPEL 

A situação, no entanto, não é tranquila: o Ministério Público Eleitoral já deu parecer contrário e ministros do TSE tendem a rejeitar a inovação.

LÁPIS 

O advogado Admar Gonzaga, que está à frente da formação do novo partido, afirma que o grupo de Bolsonaro não está contando com a possibilidade de assinaturas digitais. “Essa narrativa foi criada pela imprensa”, afirma ele.

DOBRO

“Em primeiro lugar, poucas pessoas têm assinaturas certificadas. E elas teriam que ser conferidas no cartório. Seria o dobro do trabalho”, segue Gonzaga.

FIEL 

A coleta de assinaturas, diz ele, deve ser rápida: a página da legenda no Instagram já tem 416 mil seguidores. “Já imaginou quantas assinaturas conseguiremos em grupos como os evangélicos?”, afirma. 

Deixe sua Opinião