Notícias

Trump continua "espalhando" brasa na Europa e com estilo demagógico abre frente de conflito com a Alemanha

Postado às 18h28 | 11 Jul 2018

El País

Fiel ao seu estilo bronco e populista, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agitou o início da cúpula que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) realiza nesta quarta-feira, 11, com um virulento ataque à Alemanha, a maior economia da União Europeia (UE).

Em encontro com o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, Trump acusou a Alemanha de ser “refém” de Moscou por causa de sua dependência do gás russo.

 chanceler Angela Merkel respondeu a Trump lembrando que ela vivia em uma parte da Alemanha controlada pela União Soviética, a República Democrática Alemã (RDA), e que agora os alemães são independentes para ter sua própria política e tomar suas decisões em liberdade.

Sem mencionar o presidente dos EUA, ele lembrou que a Alemanha é o segundo país da OTAN com mais tropas em missões da OTAN, com uma presença "muito forte" no Afeganistão, onde os Aliados intervieram após o ataque de 11 de setembro.

"Também defendemos os interesses dos Estados Unidos", acrescentou ela, que também ressaltou que a Alemanha está aumentando seus gastos militares e que, em 2025, será 40% maior que em 2014, quando a meta de 2% do PIB foi fixada.

Deixe sua Opinião