Notícias

Terrorismo ameaça casamento de Harry e Meghan e equipes de segurança estão em alerta

Postado às 05h13 | 18 Mai 2018

A operação de segurança para o casamento entre o príncipe Harry e Meghan Markle foi preparada para responder à possibilidade de um ataque terrorista em Windsor, nos arredores de Londres.

A polícia de Thames Valley confirma que o cenário de atentado está em cima da mesa.

"Nos últimos anos temos assistido a atrocidades terroristas em Manchester, Londres e noutras cidades europeias. 

Na sequência disso, no plano que montámos para este casamento, está pensada essa possibilidade e os agentes no terreno estão treinados e prontos para responder caso isso aconteça", admite David Hardcastle, da polícia de Thames Valley.

Apesar da possibilidade de terrorismo, a principal preocupação das autoridades britânicas está relacionada com a quantidade de pessoas que estarão em Windsor no dia do casamento.

"Sabemos que, só no momento do cortejo do príncipe Harry e de Meghan Markle, estarão cerca de 115 mil pessoas nas ruas e o número pode ser superior.

No dia do casamento teremos agentes no terreno desde muito cedo para falarem com o público e para garantirem a segurança das pessoas, principalmente durante a passagem dos noivos", explica o agente.

Um dia antes do casamento real, as ruas da pequena cidade de Windsor estão repletas de polícias armados e barreiras antiveículos.

"Há uma grande variedade de equipas que estão a trabalhar em conjunto.

Agentes armados em patrulhas e em veículos, agentes de proximidade para darem assistência ao público, equipas cinotécnicas que vão usar cães, agentes a cavalo e equipas de trânsito.

Além disso, teremos agentes de operações e táticas que estarão posicionados de forma discreta", adianta ainda David Hardcastle da polícia britânica.

A polícia de Thames Valley, que comanda a região onde o casamento vai acontecer, adquiriu um sistema que permite detetar as matrículas de todas as viaturas, de forma automática.

No dia do enlace do príncipe Harry, o espaço aéreo vai ser limitado, principalmente na zona que sobrevoa o castelo de Windsor, onde o casal irá casar pelas 12h00 de amanhã.
 

"Pai não vem ao casamento"

Meghan Markle já confirmou que o pai, Thomas Markle, não irá viajar até Inglaterra para a levar ao altar.

"Lamentavelmente, o meu pai não vem ao nosso casamento. Eu sempre cuidei do meu pai e espero que ele possa ter o espaço de que precisa para se focar na sua saúde", pode ler-se no comunicado emitido ontem.

Este anúncio surge depois de ter sido tornado público que Thomas tinha recebido dinheiro de um paparazzo para se deixar fotografar a experimentar o fato de casamento.

Depois disso, disse que não queria envergonhar a filha e mais tarde revelou ter sofrido um enfarte.

Deixe sua Opinião