Notícias

Registros de coronavírus no Brasil são subestimados, sugere estudo

Postado às 05h43 | 27 Mar 2020

Um levantamento indica que os países que conseguem testar parcela maior da população para Covid-19 estão, em média, registrando incidência maior da doença. Entre os já afetados pela transmissão comunitária da epidemia, o Brasil é um dos que menos fazem testes, o que pode levar autoridades a subestimar a presença do vírus.

O trabalho que compilou dados nacionais mescla relatórios oficiais com fontes de informação alternativa, e é um termômetro ainda impreciso da situação global, mas é a primeira iniciativa do tipo feita no mundo. Os dados foram agregados pelo projeto Our World in Data, baseado na Universidade de Oxford e financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, além de outros.

Leia mais: Coronavírus: teste rápido que Brasil usará é mais vulnerável a falso-negativo

Como países só são obrigados a relatar casos positivos, ainda não há dados oficiais para estimar as diferenças, por isso o grupo britânico buscou uma maneira alternativa. Entre 59 países que relataram o número de testes sendo realizado por habitante, o Brasil ficou na 53ª posição: apenas 13,7 pessoas por milhão de habitantes haviam sido testadas até o meio de março — cerca de 3 mil testes, número que o governo relatou à imprensa na época.

A lista não pode ser considerada um ranking, porque não existem dados em muitos países que abrigam o novo coronavírus, mas o número brasileiro é baixo. O Reino Unido, por exemplo, testou 960 pessoas por milhão de habitantes até aquela data. A Coreia do Sul testou 6.148.

— O fato de a gente estar, no momento, fazendo exame só para casos moderados a graves mascara a realidade da infecção aqui no país — afirma a infectologista Raquel Stucchi, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Em sua opinião, é possível tentar melhorar a capacidade de testagem do país, que é o que está forçando autoridades de saúde a adotarem critérios mais restritivos para economizar o número de testes. Mas fatores como escassez global de insumos para os diagnósticos, como reagentes de laboratório, podem atrapalhar.

Leia mais:Estratégia do Brasil contra coronavírus falhou na Europa

Ministério da Saúde anunciou que pretende ampliar de 32 mil para 22,9 milhões o número de kits de testagem no Brasil nas próximas semanas. Muitos dos quais (cerca de 8 milhões) serão exames sorológicos, sem muita utilidade clínica, mas úteis para estimar a incidência do vírus.

Há mais sinais de que as infecções no Brasil estão subestimadas. Um levantamento feito pela London School of Hygiene and Tropical Medicine se baseou nas taxas de letalidade para estimar subnotificação em países. O Brasil estaria detectando apenas de 8% a 18% dos casos reais.

— Algum grau de subnotificação vai existir, mas é preciso ter estimativas melhores de incidência para poder planejar melhor as medidas de contenção e medidas de isolamento — afirma Raquel Stucchi.

Segundo a pesquisadora da Unicamp, uma maior disponibilidade de testes poderia permitir que, mais para a frente, o isolamento social fosse flexibilizado. Em tese, mais pessoas poderiam ser dispensadas de quarentenas se fossem testadas por sorologia e se os médicos constatassem que elas já foram infectadas, já convalesceram e criaram imunidade contra o novo coronavírus.

Deixe sua Opinião