Notícias

Quem é Janja, a namorada que recebeu Lula na saída da prisão

Postado às 04h43 | 09 Nov 2019

Romance com a socióloga teria começado em 2017

Entre a multidão que aguardava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (8) em frente à carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, destacava-se Rosângela da Silva, a "Janja". Após recepcionar o amado, encostou a cabeça em seu ombro, enquanto seus simpatizantes o cumprimentavam.

Lula, um viúvo de 74 anos, mencionou em várias ocasiões nesses últimos meses do cárcere em Curitiba a relação amorosa com "Janja", apelido de sua namorada, e seu desejo de se casar com ela assim que estivesse em liberdade.

Ao citar seu nome para demonstrar seu agradecimento no seu discurso diante da multidão, o ex-presidente foi interrompido por gritos de "um beijo, um beijo!", pedido que os dois atenderam com carinho.

Na noite de quinta-feira, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu o caminho para a libertação de Lula com sua decisão de proibir a prisão antes de todos os recursos se esgotarem, Janja escreveu no Twitter: "Amanhã eu vou te buscar! Me espera!!".

Rosângela da Silva, uma socióloga de cabelos castanhos e expressão sorridente, tem 52 anos e visitou Lula na prisão em várias ocasiões. Ela mora em Curitiba, embora seja de São Paulo. Teria conhecido Lula em 1993, quando ele percorria o país em suas "caravanas da cidadania".

O romance, contudo, teria começado em dezembro de 2017, de acordo com a revista Istoé, durante uma partida de futebol com a presença do cantor e compositor Chico Buarque. A relação foi mantida em sigilo até ser revelada há alguns meses por um visitante de Lula.

"Hoje eu só queria você dentro do meu abraço pra te encher de carinhos sem ter fim: Parabéns, meu amor! Te amo pra sempre", escreveu ela na sua conta do Twitter no dia do aniversário de Lula, em 27 de outubro.

A revista Época revelou que Lula se queixou de não ter direito a visitas íntimas, mas Janja foi autorizada a visitá-lo uma vez por semana durante uma hora.

Além de expressar pelo Twitter sua ansiedade para visitar Lula, Janja foi vista fazendo campanha ativamente junto com lideranças do Partido dos Trabalhadores. Rosângela é filiada ao PT há muito tempo e estaria em ascensão na sigla.

Em fevereiro de 2017, Lula ficou viúvo de Marisa Letícia Rocco, que esteve ao seu lado por 40 anos de luta sindical e política.

 

Deixe sua Opinião