Notícias

Putin consegue vitória esmagadora e diz que não ficará no poder até completar 100 anos

Postado às 03h47 | 19 Mar 2018

Vladimir Putin foi reeleito ontem, 18, presidente da Rússia com 76,7% dos votos, de acordo com resultados praticamente definitivos, uma vitória esmagadora que reforça sua posição na crise com os países ocidentais e que garante sua permanência no poder até 2024.

Putin, que desde 1999 está à frente da Rússia, como presidente ou como primeiro-ministro, deixará o cargo em 2024, quando completará 72 anos.

Ao ser questionado se voltaria a disputar eleições, Putin respondeu: "Ficar aqui até 100 anos? Não".

Putin conquistou uma vitória sem precedentes em seu 18 anos de poder, em uma eleição que registrou uma taxa de participação superior a do pleito de 2012.

A oposição e várias ONGs denunciaram milhares irregularidades, como urnas preenchidas com antecedência ou o transporte de trabalhadores em ônibus até locais de votação, pressionados por seus chefes.

Depois do fim da União Soviética (URSS) , Boris Yeltsin adotou uma política externa pró-ocidental de “cooperação” com os americanos, que aproveitaram esta tentativa de aproximação para enfraquecer sistematicamente o poder do Estado russo, já abalado pela crise econômica.

A chegada de Vladimir Putin ao poder representou uma profunda ruptura na inserção geopolítica russa, graças à recuperação econômica que se seguiu, ao abandono progressivo da estratégia de “colaboração” com o Ocidente, a uma tentativa de recuperação do poder do Estado russo e à consolidação do papel de potência regional da Rússia.

Essas são as razões principais que consolidaram a quarta vitória de Putin, o líder soviético que mais tempo permanecerá no poder.

Deixe sua Opinião