Notícias

Previdência: secretário admite falhas na articulação do governo

Postado às 04h01 | 02 Out 2019

Globo

O secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, admitiu que a derrota na votação do destaque referente ao abono salarial  revelou falha na articulação política. Ele afirmou que o governo vai continuar trabalhando para evitar novas desidratações na reforma da Previdência e sinalizou que a votação do restante dos destaque poderá ser adiada para a próxima semana para que dê tempo de uma reorganização na base de apoio.

- Na  hora que você tem uma derrota como essa, é evidente que alguma coisa não está certa. O governo certamente terá o tempo necessário para se debruçar sobre o problema e tentar corrigi-lo - disse Marinho, ao deixar o plenário do Senado.

Presente durante toda a  votação da reforma no Senado,  Marinho estava visivelmente frustrado com a derrota. Ele disse que cabe à sua equipe apenas discutir o mérito da matéria para subsidiar os senadores na tomada da decisão. 

- Quem conduz o processo é o líder do governo (senador Fernando Bezerra Coelho-MDB/PE). Ele  avaliou que dava pra votar. Faltaram oito senadores - lamentou o secretário.

Marinho disse que politica do abono precisa ser melhor focalizada e que a decisão do Senado vai prejudicar outras áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Previdência:     Em quatro pontos, entenda por que a reforma da Previdência é importante

- Acho que não foi bom para o país o que aconteceu hoje, mas a gente tem que respeitar a decisão do Congresso Nacional. Os senadores,  de forma democrática,  tomaram uma posição por entenderem que deveriam manter a situação  de um abono para trabalhadores formais acima de 1,3 salário mínimo quando o governo hoje tem déficit de mais de R$ 9 bilhões no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). São recursos que são retirados do orçamento da união que desfalcam a saúde, a educação,  a infraestrutura, ações sociais e isso vai continuar - concluiu.

Deixe sua Opinião