Notícias

Pré-eleição dos Democratas: Biden é o grande derrotado em Iowa

Postado às 04h21 | 05 Fev 2020

GUGA CHACRA

Joe Biden fracassou em Iowa. Pode até terminar como o candidato democrata no processo de primárias, mas está bem longe de ser invencível. Com a maioria dos votos apurados no confuso caucus neste estado americano, o ex-vice-presidente americano ocupa uma medíocre quarta colocação, podendo ainda cair para quinto. Como a expectativa era de que pudesse vencer, ou ao menos ficar em segundo lugar atrás de Bernie Sanders, o resultado pode ser classificado como uma catástrofe.

Para agravar o cenário para Biden, ele ficou em segundo (ou talvez até terceiro) no campo moderado, atrás do jovem Pete Buttigieg (Amy Klobuchar também pode ultrapassá-lo). O ex-prefeito de South Bend, que superou as expectativas, desfruta de potencial para encantar boa parte do eleitorado americano com seu currículo impecável — formado em Harvard, Rodhes Scholar em Oxford, veterano do Afeganistão, histórico na iniciativa privada, poliglota e conhecimento enciclopédico da Bíblia, além de ser o primeiro candidato homossexual.

Michael Bloomberg, que não participou do caucus, acaba sendo também indiretamente beneficiado. Bernie Sanders, por sua vez, segue firme como o favorito no campo da esquerda, mas a candidatura de Elizabeth Warren ainda tem fôlego.

Não fosse o fiasco e o atraso da apuração, o caucus de Iowa teria sido o grande momento de Buttigieg, e o possível início do naufrágio de Biden. No fim, o ex-vice-presidente foi salvo pela bagunça. Só não sabemos até quando. Sua vantagem ainda reside nas minorias, onde ele segue extremamente popular. Seu objetivo certamente será sobreviver até a Carolina do Sul com seu grande eleitorado afro-americano.

Deixe sua Opinião