Notícias

Paulo Guedes volta a sugerir privatização da Petrobras

Postado às 05h04 | 16 Ago 2019

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou nesta quinta-feira a sugerir a possibilidade de privatização da Petrobras . Ao lado do presidente da estatal, Roberto Castello Branco, em evento no Rio, disse que, pelo ritmo das desestatizações, talvez o executivo tenha que tratar do tema em breve:

— Estamos começando devagar nas privatizações, mas já sabemos que vamos privatizar os Correios, a Eletrobras. Não duvido que a gente vá privatizar algumas coisas maiores, viu, Castello?

Guedes provocou risos na plateia, mas, depois, perguntado sobre o assunto, disse que foi apenas uma brincadeira:

— Isso, por enquanto, é uma brincadeira, uma especulação. Eu disse para ele (Castello Branco) ficar alerta porque, na velocidade em que o presidente (Bolsonaro) está indo, pela prensa que está dando no Salim (Mattar, secretário de Desestatização), acho que já, já chega na Petrobras.

Na semana passada, Jair Bolsonaro disse ter cobrado de Mattar a privatização de ao menos “uma estatal pequenininha por semana”. Ontem, Guedes disse que o presidente está mais “sintonizado” com a agenda de privatizações e lembrou ter presenciado Bolsonaro cobrando Mattar sobre o fechamento de Valec e EPL e a venda dos Correios

Opções para estados

Guedes afirmou que estatais como Petrobras e Eletrobras “quase quebraram” e perderam capacidade de investimento em governos anteriores. Disse que o país precisa de investimentos privados fortes para retomar o crescimento, o que, na visão dele, é incompatível com monopólios estatais.

Deixe sua Opinião