Notícias

Partidos vão ao CNJ contra apoio de cartórios ao Aliança

Postado às 05h21 | 16 Jan 2020

Cinco partidos decidiram nesta quarta-feira apresentar formalmente um pedido ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para suspender o apoio de Cartórios de Notas à filiação de membros para o Aliança pelo Brasil, legenda que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar. O PT, PSB, PDT, PSOL e PCdoB querem ainda que o caso seja investigado por improbidade administrativa.

Segundo o pedido, o Colégio Notarial do Brasil, entidade nacional dos cartórios, orientou o fornecimento a eleitores de fichas de filiação do Aliança. Além disso, os cartórios também teriam sido instruídos a receber e armazenar as fichas assinadas, com firmas reconhecidas, para serem entregues a um representante credenciado do partido.

O apoio dos cartórios ao novo partido de bolsonaro foi noticiado na coluna do Guilherme Amado, na Época. De acordo com a nota divulgada pelos partidos, a relação entre o Colégio Notarial do Brasil é evidenciada no próprio site da entidade:

"A relação promíscua com os Cartórios de Notas é escancarada pelo partido Aliança, que em seu site dá a seguinte orientação aos eleitores: 'A maioria dos cartórios de notas estão coletando as fichas para depois entregar ao responsável autorizado da Aliança pelo Brasil no seu estado ou cidade.'"

Novo partido:Bolsonaro fará vídeos e transmissões ao vivo durante eventos do Aliança

Os partidos também pediram ao CNJ uma inspeção no Cartório de Pituba, na Bahia, que, segundo eles, faz abertamente campanha de filiação ao Aliança.

Deixe sua Opinião