Notícias

Opinião: "Deus proteja o Brasil! "

Postado às 17h05 | 28 Mai 2020

Ney Lopes

Chega ao “pico” a crise política brasileira. O pronunciamento do presidente pela manhã foi patético e deixa isso claro. Há notório confronto entre Executivo e Judiciário. Soma-se a declaração do filho, Eduardo Bolsonaro, que ao usar portal, alvo da investigação da PF sobre “fake news”, confessou participar de reuniões, em que se discute "quando" acontecerá o "momento da ruptura".

Criticou ainda o ministro Celso de Mello. Alegou que se não houver reação “amanhã eles vão entrar na nossa casa”.

Opor-se e recorrer de decisões do STF, do MP e da PF são absolutamente normais numa democracia.

O “risco” está nas insinuações feitas a luz do meio dia. O correligionário do presidente, ex-deputado Roberto Jefferson, em entrevista à CNN, citou o artigo 142 da Constituição e pediu a demissão sumária dos 11 ministros do STF. Indagado como seria a substituição, disse que o artigo citado autorizava as Forças Armadas baixarem ato institucional, em nome da lei e da ordem. Não se conhece a reação do governo, mas, não houve desmentido. Tal interpretação, estapafúrdia e inverossímil, significa gravíssimo perigo para a democracia.

O dispositivo constitucional não autoriza tais procedimentos. Apenas, coloca as Forças Armadas em posição de defesa da Pátria, e garantidora dos poderes constituídos - Legislativo, Judiciário e Executivo. Como utilizar esse princípio para destituir o STF e afastar “todos” os seus ministros? Incrível aleivosia.

Se por acaso fosse dada ao artigo 142 da CF tal interpretação, estaria sendo preparado no Brasil o mesmo caminho que Hugo Chávez usou na Venezuela, para implantar uma ditadura, tudo em nome da lei, da ordem e do combate à corrupção.

A esperança é que prevaleça a recente declaração do general Augusto Heleno, de que intervenção militar "não resolve nada" e o governo não "está pensando nisso.

Outra posição sensata veio no final da tarde, com o general Santos Cruz, ex-ministro, publicando artigo no "Estado", onde afirma:

"AS FORÇAS ARMADAS SÃO PERMANENTES E NÃO SE CONFUNDEM COM GOVERNOS, QUE SÃO PASSAGEIROS".

Deus proteja o nosso país!

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

Deixe sua Opinião