Notícias

O caso do primeiro carioca com coronavírus de transmissão local

Postado às 04h53 | 13 Mar 2020

Lauro Jardim

O empresário carioca de 72 anos que foi confirmado como o primeiro caso de transmissão local de coronavírus —  ou seja, um paciente que não esteve em países com transmissão comunitária — recebeu a notícia de que seu exame dera positivo em meio a um almoço com sete amigos numa churrascaria no Centro do Rio de Janeiro. Sua mulher, de 68 anos, também foi contaminada pelo coronavírus.

Ele viajou para Búzios na quinta-feira passada e, ainda no carro que o levava para a Região dos Lagos, começou a pigarrear. Hipocondríaco assumido, tomou por conta própria um medicamento anti-histamínico usado no tratamento da rinite alérgica. No dia seguinte, apresentou um quadro de febre de 37,5 graus. Tomou um analgésico e ligou para o seu médico, no Rio de Janeiro.

No sábado, já  sem febre ou pigarro — e se sentindo absolutamente normal — tomou o caminho de volta. Mas, por determinação do seu médico, foi direto ao hospital Samaritano para ser submetido à tomografias de pulmão e do seio da face. No domingo, continuou sem sintomas e almoçou em família. A vida seguia sem sobressaltos.

Tanto que na segunda-feira foi almoçar com um grupo de sete amigos. No meio da refeição, seu médico telefonou. E deu a notícia: ele contraíra o coronavírus. Foi um laudo do hospital Albert Einstein que confirmou as suspeitas. Depois, houve ainda um novo laudo, desta vez do Dasa.

Sua mulher foi, então, fazer exames e o resultado foi o mesmo.

Desde então, o casal está em casa, no bairro de São Conrado, em quarentena. Ambos conversam com os médicos por telefone. Ambos passam bem.

A empregada do casal, cujo exame deu negativo, está trabalhando de avental, luvas e máscara.

Nem o empresário nem sua mulher tiveram recentemente qualquer contato com pessoas que estiveram em países com surto de coronavírus.

Deixe sua Opinião