Notícias

Mensagem: "Como o mundo festeja o Natal"

Postado às 05h53 | 24 Dez 2023

Ney Lopes

Hoje, 24, véspera de Natal.

Por que as comemorações começam hoje?

Porque nas antigas tradições da Igreja, o novo dia começava com o por do sol, ou seja, a noite da véspera, já era o dia da festa.

Revejo na lembrança, quase em devaneio, os Natais em Natal.

Tipos, pessoas, situações, imagens espontâneas, nascidas da relação direta com os anos vividos nesta querida cidade.

Como eram bons aqueles tempos!

Andava-se nas ruas de madrugada, voltando da “missa do galo”, sem nenhum temor de violência.

Nunca é demais renovar a crença de que o Deus-menino, um dia, faça voltar a paz e a tranquilidade à “cidade presépio”.

Uma característica do Natal é a família reunida e as comidas típicas.

Acostumei-me e até hoje não dispenso o peru “pé-duro” neste dia, que é a ave caipira, criada nos sítios e quintais com sabor mais forte e carne mais endurecida.

Essa ave foi levada para a Europa em 1511, tendo sido domesticada pela primeira vez no México.

O escritor Charles Dickens escreveu o Conto de Natal.

Entre as muitas tradições, credita-se a Dickens a popularização do peru como clássico de Natal.

Hoje, infelizmente, o peru virou conserva!!!

No mundo, pratos típicos estão nas mesas das “ceias de Natal”, nesta noite tão especial.

Países eslavos - Kutiá é um tipo de doce de trigo e sementes de papoula.

É tradicional das cozinhas eslavas, como a russa, ucraniana, polonesa e bielorrussa.

Comumente servido em ceias natalinas, representa um dos doze apóstolos.

No Brasil, é comum no Paraná devido à grande presença de descendentes de imigrantes eslavo

México: O típico é bacalhau, peru recheado com amêndoas e purê de maçã. Também servido o “pozole”, criado pelos Astecas, que consiste numa sopa ou guisado feito de milho, com carne de porco ou galinha

Groenlândia: É uma ceia exótica. Pele e gordura de baleia entram no cardápio. O prato é chamado de “mattak”. Outro alimento presente nas ceias é o “kiviak”, carne crua e decomposta de ave.

Grécia Pão de cereais decorado com uma cruz representando a benção de cristo. Moussaka: camadas de carne moída de cordeiro alternadas com camadas de berinjela. Por cima, uma generosa cobertura de molho béchamel.

Etiópia A Etiópia é um dos países onde a população, de maioria cristã ortodoxa, celebra o nascimento de Jesus Cristo no dia 7 de janeiro. O prato típico é o “doro wat”, uma espécie de guisado feito com frango, cebola, ovos cozidos, (bastante) óleo e temperos. O prato leva mais de 10 horas para ficar pronto e costuma ser preparado no dia anterior.

Argentina: Vitela ao molho de atum é o que entra em muitas ceias da Argentina. Carnes de peru e de porco também são tradicionais na noite de Natal.

Alemanha - Os alemães comem um tipo de bolo de frutas secas, chamado stollen, que é coberto com açúcar. A bebida que acompanha é o glühwein, um vinho quente.

Gana - Na mesa de Natal mingau de milho, quiabo cozido e o tradicional fufu: uma massa que pode ser feita de inhame, mandioca, banana ou milho

França Os franceses também apostam nas ceias recheadas de frutos do mar. Lagostas e ostras podem ser servidas. O patê de fígado de ganso (foie gras) também está presente em muitas mesas de Natal na França.

Filipinas - Lechón (ou porco inteiro assado no espeto), lumpias (ou rolinhos primavera filipinos), uma salada de frutas feita com frutas em latas e muito creme de leite, o pancit (ou o noodles filipino) e o peru assado.

EEUU - O eggnog, uma espécie de gemada, é uma bebida tradicional do Natal dos americanos. Algumas pessoas preferem a versão alcoólica para brindar na ceia. O peru é costume no Dia de Ação de Graças.

Ilhas Fiji - Peixe embrulhado na folha de bananeira, frango recheado e carne de porco assada embaixo da terra, em um forno improvisado no chão, chamado de lovo, são os pratos mais tradicionais da ceia.

Ao internauta que acompanha este blog, o desejo é que a proteção do “presépio de Belém” seja uma constante em sua vida e da família.

Feliz Natal!

Post scriptum – A ceia de hoje é o segundo ano com a triste ausência do meu querido filho Ney Jr, que está na Eternidade.

Estaremos em comunhão com ele, através do amor e da oração.

Continuamos lembrando dele, não o abandonamos, o consideramos parte de nós.

 

 

Deixe sua Opinião