Notícias

Melão produzido no RN e Ceará chegará a tempo nas comemorações do Ano Novo da China

Postado às 05h28 | 20 Jan 2020

No próximo sábado, 25, começará o Ano Novo Chinês - o Ano do Rato, primeiro dos 12 animais que compõem o calendário na China.

Na cultura chinesa, o rato é o portador da prosperidade. Assim, no primeiro dia do Ano Novo chinês deve falar-se somente do futuro e não do passado.

Talvez por isto mesmo, a missão de técnicos da Administração Geral de Aduanas da República Popular da China – que inspecionou, na semana passada, as áreas produtoras de melão do Ceará e do Rio Grande do Norte, livres da mosca da fruta - apresentará, na véspera do início do Ano do Rato, o seu relatório, que deverá liberar a exportação da fruta brasileira para o mercado consumidor chinês, o maior do mundo.

Ao mesmo tempo, estará liberado o mercado brasileiro para a pera produzida na China.

Os asiáticos foram minuciosos, pormenorizados, inquisidores e, também, exigentes em todos os detalhes da inspeção nas fazendas de produção do melão da Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora do País, em Icapuí e em Mossoró.

Viram os laboratórios da empresa, acompanharam o processo de colheita e o transporte do melão até a “packing house”, onde se faz a embalagem e, em seguida, o seu armazenamento em câmaras frigoríficas.

“Eles gostaram do que viram”, disse à coluna Luís Roberto Barcelos, presidente da Associação Brasileira das Empresas Produtoras Exportadoras de Frutas e Drivados (Abrafrutas) e sócio e diretor de produção da Agrícola Famosa.

Paulista de nascimento e cearense por adoção (reside em Fortaleza há 20 anos) foi ele quem, pessoalmente, junto à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, trabalhou em todos os fóruns pela conquista do mercado da China.

 Deve aqui ser feito um registro histórico: o trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento para o reconhecimento e a aprovação internacionais da Área Livre da Mosca das Cucurbitáceas (Anastrepha Grandis) foi realizado pela Embrapa sob a coordenação do seu pesquisador Raimundo Braga, um engenheiro agrônomo cearense, PHD em Entomologia pela Universidade de Oklahoma (EUA).

Essa área livre envolve todo o Leste do Ceará, incluindo a Chapada do Apodi, o município de Aracati (onde a Itaueira, por falta de água, suspendeu a produção até que se restabeleça a sua oferta) e o município de Icapuí.

Também envolve o município de Mossoró e seu entorno, no rio Grande do Norte. É a única área produtora de melão, no Brasil, autorizada a exportar para os mercados internacionais . (Informações gerais, na coluna de Egídio Serpa, no Diário do Nordeste)

Deixe sua Opinião