Notícias

Lula informa juiz que vai ver Papa Francisco e pede adiamento de interrogatório na Zelotes

Postado às 04h15 | 05 Fev 2020

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou ao juiz federal Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara Criminal Federal de Brasília, que vai ao Vaticano ter uma audiência com o Papa Francisco no dia 13 de fevereiro. A viagem deve se estender entre os dias 12 e 15. Por isso, pede ao magistrado que suspenda interrogatório na Operação Zelotes, que está agendado para dia 11.

No sábado, 1º, o presidente da Argentina, Alberto Fernandéz, disse à Rádio France Internacional que o papa Francisco terá “todo o prazer” de receber Lula. Fernandéz esteve com o também argentino Francisco na véspera, sexta-feira.

“O Lula me pediu para ver o Papa. E eu pedi se ele podia receber o Lula. E ele me disse que ‘claro’ e que (o Lula) lhe escrevesse porque ele, com todo prazer, o receberá”, disse Fernandéz à rádio francesa.

Segundo a emissora, o assunto surgiu quando o presidente e o papa falavam sobre “lawfare”, o termo jurídico que significa uso das leis para perseguição política ou comercial que, segundo a defesa, é usado pela Lava Jato contra o ex-presidente.

É a segunda vez que Fernandéz intermedeia um encontro entre emissários de Lula e Francisco. A primeira vez foi em agosto de 2018, quatro meses depois da prisão do petista, quando o argentino ainda não era nem sequer candidato à presidência e tentou marcar um encontro do papa com o ex-chanceler Celso Amorim, com o objetivo de dar visibilidade internacional à situação de Lula.

Naquela ocasião, o papa enviou ao ex-presidente um bilhete escrito na capa de um livro no qual abençoava o petista. Em maio deste ano, Francisco mandou uma carta a Lula pedindo que ele não desanimasse. “O bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a Salvação vencerá a condenação”, disse o pontífice.

O ex-presidente planeja, ainda, uma segunda viagem, para a França, para receber o título de cidadão parisiense, outorgado pela Prefeitura da capital francesa.

Deixe sua Opinião