Notícias

Lula autoriza PT a lançar José Eduardo Cardozo à prefeitura de SP

Postado às 04h25 | 13 Ago 2019

Mônica Bergamo

O ex-presidente Lula foi consultado sobre a possibilidade de o PT lançar o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo a prefeito de São Paulo. Deu sinal verde.

PODE 

A consulta foi feita por Fernando Haddad, a pedido de lideranças do próprio partido. No passado, Lula e Cardozo tiveram problemas e os petistas queriam saber se o mal-estar persistia

NÃO PODE 

Cardozo, no entanto, resiste à ideia. “Eu fico muito honrado com a lembrança. Mas a possibilidade está em desacordo com as decisões que já tomei, em relação à minha vida profissional, como advogado, e à minha vida acadêmica”, afirma ele.

LANTERNA 

O grupo do PT que pensa em lançar Cardozo não acredita nas chances eleitorais de Jilmar Tatto, que já se coloca como pré-candidato. Ele ficou em sétimo lugar na disputa pelo Senado no ano passado.

PULO ESSA 

Com a recusa do ex-ministro, o grupo ficaria com poucas alternativas. Haddad já disse que não será candidato. Aloizio Mercadante, sondado, também recusou.

PULO ESSA 2 

Nessa hipótese, setores da legenda admitem a ideia de formar uma frente com outros partidos —no limite, até abrindo mão de candidatura própria.

DE OLHO 

Os movimentos de Marta Suplicy também são observados com lupa. Caso ela seja candidata, pode tirar votos preciosos do PT.

DE OLHO 2 

Marta tem sido sondada por algumas legendas. Tem dito que pretende voltar a atuar na política —não necessariamente como candidata.

Deixe sua Opinião