Notícias

Israel oferece a Bolsonaro usina dessalinizadora de água e no RN já existe experiência com uso de energia solar

Postado às 03h16 | 01 Nov 2018

O embaixador de Israel no Brasil conversou com o Bolsonaro sobre o interesse israelense de instalar uma usina dessalinizadora no Nordeste e ajudar com tecnologia para acabar com a seca do sertão e levar agricultura para os interiores.

O que é usina de dessalinização da água?

A água salgada não pode ser consumida pelo ser humano, pois leva à desidratação, uma vez que nossas células perderiam água e também não pode ser usada em indústrias e na agricultura porque destruiria as máquinas usadas e mataria as plantações.

Por isso, há a necessidade de transformar água salgada em água doce e potável.

Essa experiência é desenvolvida sobretudo em Israel e Australia.

A dessalinização da água do mar, através de uma usina, usa  processos físico-químicos para a retirada de sal da água. Alguns desses processos são destilação, congelamento e osmose reversa.

Apesar de 70% da superfície terrestre ser recoberta de água, o que confere ao nosso planeta sua cor azul característica, cerca de 97% dessa água está nos mares, ou seja, é salgada.

Além disso, dos 3% de água doce que todo o planeta dispõe, cerca de 2% deles encontram-se congelados nas calotas polares e nas geleiras, restando menos de 1% para nosso consumo.

A maior usina dessalinizadora do planeta está em Tel Aviv (Israel) e já está sendo ampliada para alcançar seus limites máximos de produção.

Isso significa 624 milhões de litros diários de água potável. E ela pode vender mil litros (que é o consumo semanal médio de uma pessoa) por US$ 0,70 (cerca de R$ 2,71).

Outra usina de dessalinização fica em Ras al-Khair, na Arábia Saudita.

Instalada no leste da Península Arábica, ela é maior do que a de Israel e abastecerá Riad – cuja população está crescendo rapidamente – com 1 bilhão de litros por dia.

Essas usinas demandam uma grande quantidade de energia..

Há um projeto no RN (programa Água Doce) para a dessalinização da água ser obtida através da energia eólica e soalr produzida no estado.

O Rio Grande do Norte é o estado que tem uma incidência solar altíssima e poderá aproveitar isso para levar energia para as  regiões do Seridó, este e o Agreste

Já existe no RN a dessalinização da água salobra com energia solar em Maria da Paz, municipio de João Câmara.

Em Catinga Grande, São José do Seridó, há uma dessalinizadora para a criação da tilápia rosa, além de produzir alimentos para caprinos.

O RN precisa "correr" para habilitar-se na instalação de usina de dessalinização de água.

O Ceará já dá os primeiros passos e, mais uma vez, poderá chegar a nossa frente.

Fortaleza é a primeira capital com um projeto para produzir até mil litros de água por segundo por meio de dessalinização até 2020, o que ajudaria a dar sobrevida ao açude Castanhão, que abastece a Grande Fortaleza e está com sua capacidade abaixo de 4%.

O projeto deverá ser uma PPP —parceria público-privada— onde a empresa escolhida para construir e operar a planta terá a concessão do serviço por até 30 anos, prazo que ainda está sendo definido pelo governo do Ceará.

A Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) já recebeu as propostas de manifestação de interesse das empresas para realização dos estudos sobre a planta de dessalinização.

Deixe sua Opinião