Notícias

Inep anuncia adiamento do Enem; prova será em dezembro ou janeiro

Postado às 05h43 | 21 Mai 2020

Depois de o Senado aprovar projeto de lei que adia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com previsão de ser votado nesta quarta (20/5) na Câmara dos Deputados, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou o adiamento da prova.

Provavelmente, assim, adiantando uma decisão que já seria tomada na Câmara. Na última sexta-feira (15/5), o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que era muito cedo para discutir a possibilidade de adiar o Enem. Por sinal, tanto ele quanto o ministro da Educação, Abraham Weintraub,  tiveram de voltar atrás.

No Twitter, nesta quarta-feira (20/5), Weintraub sugeriu que o adiamento do Enem fosse de 30 a 60 dias. O Ministério da Educação (MEC) anunciou também uma consulta aos inscritos no fim de junho, quando eles poderiam dizer se queriam ou não o adiamento da prova. 

Seguindo a proposta de Weintraub, o Inep postergará a aplicação da prova de 30 a 60 dias, com as datas oficiais de prova ainda não reveladas. Estudantes comemoraram a novidade nas redes sociais. O adiamento do Enem foi fortementei apoiado por movimentos como a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). 

Confira a nota focial do Inep sobre o assunto:

"Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação do exame nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio." 

 

 

Deixe sua Opinião