Notícias

Fortaleza é a 5ª cidade do País em número de voos internacionais

Postado às 04h48 | 16 Nov 2019

Um ano e meio após a inauguração do centro de conexões da Air France-KLM e Gol no Aeroporto de Fortaleza, o terminal já é o quinto aeroporto do País em número de voos internacionais. De janeiro a outubro deste ano, foram 1.086 voos, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), crescimento de 52,1% em relação a 2018.

Com o volume, o terminal aeroportuário da Capital garantiu a primeira posição no Nordeste. No Brasil, ficou atrás apenas de Brasília (1,6 mil), Porto Alegre (1,7 mil), Galeão no Rio de Janeiro (9,6 mil) e Guarulhos em São Paulo (28,5 mil).

Apesar da divulgação da Embratur, a Fraport, concessionária do Aeroporto de Fortaleza, aponta que foram 1.329 voos regulares partindo de Fortaleza no período, representando um crescimento de 56,91%. A diferença nos dados pode acontecer uma vez que a Embratur utiliza as informações repassadas pelas companhias aéreas, enquanto a concessionária tem acesso total às operações.

A Fraport acrescenta que "estamos muito felizes com este resultado, que é fruto do sucesso do hub Air France KLM e, certamente, consequência das melhorias na infraestrutura que estamos implementando no aeroporto". A nota ainda reforça que "Fortaleza possui uma localização estratégica para conectar o Brasil com o exterior". O professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Cláudio Jorge Alves, atribui o grande volume de voos internacionais em Fortaleza justamente ao hub da Air France-KLM e Gol.

"Esses dados mostram que alguns paradigmas foram quebrados. O hub do Nordeste deu essa crescida gigantesca na malha aérea internacional de Fortaleza", avalia o professor. "São grandes evoluções. Quem tinha quase nada passou a ter quase tudo", diz.

Macroeconomia

Alessandro Oliveira, pesquisador do Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do ITA, observa que, além dos efeitos gerados pela instalação do centro de conexões, a recuperação da economia também contribuiu para os resultados. "Os números de Fortaleza para o internacional vêm saltando aos olhos há algum tempo. Contribui pra isso a retomada lenta da economia, as expectativas do consumidor, que aos poucos vão se acertando. O consumo de viagens para o exterior que vai se fortalecendo", afirma.

Ainda assim, Oliveira ressalta que a melhora nos indicadores macroeconômicos por si só não são suficientes para justificar tamanho progresso. "Mas não dá para explicar Fortaleza por qualquer que seja o critério econômico geral. Tem que pensar nas expectativas das companhias aéreas, no aeroporto como um hub, no fluxo de passageiros em trânsito", explica o pesquisador.

Entre os fatores estruturais que beneficiam o Aeroporto de Fortaleza estão a posição geográfica do Ceará, o fato de o terminal ter sido um dos primeiros a serem concedidos à iniciativa privada, a parceria da Gol - empresa com o maior market share do País - com companhias estrangeiras. "Tudo isso que se reporta desde o anúncio do hub da TAM, todos esses fatores estruturais salpicados com a questão dos novos voos, induz a demanda", acrescenta Oliveira.

Deixe sua Opinião