Notícias

Família, o melhor presente de Natal

Postado às 17h27 | 24 Dez 2023

A família ilustra este Dia de Natal! A foto é de 2017, o ano em que completei com a minha esposa Abigail 50 anos de casamento. Karla e Aldir (esposo), Aninha, Ney Jr, os filhos. Thiago, Rafaela, Heloisa, Carolina, João Manoel, os netos. Eles, o melhor presente de Natal, que Deus me deu ao longo da vida. Juntos, cantamos  hino de fé e confiança na solidariedade humana, rogando futuro de paz para todos. Feliz Natal!

Ney Lopes

Neste 25 de dezembro, o dia de Natal.

O Natal simboliza momento fraterno e festivo de exaltação à família.

É um espaço de celebração, união e fraternidade.

Indaga-se: a Bíblia diz a data do nascimento de Cristo?

Não, a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu.

Sabe-se que até o século II, os cristãos não comemoravam o nascimento de Cristo.

Na realidade, o Natal não teve data oficial de celebração durante os três primeiros séculos da morte de Jesus Cristo.

A teoria mais aceita atualmente sugere que o dia 25 de dezembro se consolidou como data do nascimento de Cristo, a partir de uma reação da Igreja Católica, contra festividades pagãs que aconteciam naquela época e eram muito populares.

A primeira referência à data festiva do Natal encontra-se no calendário romano ”Filocaliano" no ano de 354 D.C.

A criação do presépio é atribuída a São Francisco de Assis (1182-1226) no ano de 1223.

O objetivo era reviver a família sagrada de José e Maria, por meio de uma iconografia do nascimento de Jesus

Na Inglaterra, na metade do século XVII, Oliver Cromwell (1599-1658) aboliu as comemorações natalinas, porém, no ano de 1660, o Rei Carlos II terminou com aquela proibição.

A figura do papai Noel, em sua indumentária mais conhecida no Planeta, foi criada, em 1886, por Thomas Nast.

A figura inspiradora do Noel foi o bispo São Nicolau. que viveu na Ásia, que tinha por hábito presentear as crianças e ajudar os pobres.

No ano de 1931, uma campanha publicitária, liderada pela Coca-Cola, divulgou o Papai Noel

Na Áustria, Bélgica e algumas partes da Alemanha, as crianças deixam seus sapatos cheios de cenouras para alimentar os cavalos que transportam Papai Noel.

Em contrapartida, ele deixa presentes em agradecimento por alimentar seus cavalos.

No Natal, a família representa uma grande força na formação de valores humanos inspirados na manjedoura de Belém.

Não são os laços de sangue, mas os compromissos de preservação dos valores da dignidade humana, que determinam o valor de uma família!

Não existem famílias perfeitas.

É preciso respeitar as diferenças e limitações de cada um para o sucesso da convivência.

Tentar sempre através do diálogo fortalecer o vínculo, que pode ser um grande alicerce de apoio mútuo na vida de cada um.

O grande exemplo vem de um pequeno estábulo, sob a luz das estrelas e a proteção dos anjos, usado para que um cidadão celeste – Jesus Cristo - se submetesse às naturais limitações da condição humana.

O mais poderoso dos homens nasceu pobre, em situação de rua, desprovido de qualquer assistência médica ou de direitos de cidadania.

Cresceu, cumpriu a missão designada pelo Pai e resgatou para a humanidade a salvação eterna, a escada para o céu.

Diz o Papa Francisco: “é impossível uma alma ser verdadeiramente cristã se ela não traz em si preocupação com a dor e o sofrimento do outro”.

Neste ano, muitas famílias passarão o Natal atormentadas pela fome ou o rugir de canhões em guerras destruidoras do ser humano.

A madrugada desta segunda feira, 25, Dia de Natal, tornou-se um dos dias mais letais da guerra em Gaza, com mais de uma centena de civis palestinos mortos.

Pelo menos 166 civis palestinos foram mortos nas últimas 24 horas e 384 ficaram feridos pelos intensos bombardeios israelitas -- um dos dias mais violentos após o início dos ataques -- com um balanço total de 20.424 mortos e 54.036 feridos desde 07 de outubro.

Não se pode cruzar os braços diante desse quadro desolador de injustiças sociais.

Este período natalino é o momento certo para o compromisso de cada um na luta contra as desigualdades sociais e em favor da vida humana.

A estrela de Belém revelou o nascimento de Jesus, evocando para a humanidade um clima diferenciado, com elevado toque na sintonia do bem e o espírito de união, além de despertar, o significado e o valor da família.

Feliz Natal para todos é o que desejo!

Deixe sua Opinião