Notícias

Encontro entre Trump e Kim começa com aperto de mãos histórico

Postado às 04h22 | 12 Jun 2018

Kim Jong-un e Trump posam para foto histórica

Os presidente de Estados Unidos e Singapura, Donald Trump e Kim Jong-un, se deram um aperto de mãos ao início de seu histórico encontro em Singapura, o primeira da história de governantes dos dois países.

Trump entrou pela direita, e Kim, pela esquerda em um pátio do hotel Capella, de estilo colonial britânico, e se deram as mãos sobre um tapete vermelho e em frente a diversas bandeiras dos dois países.

O presidente americano disse poucas palavras ao líder norte-coreano e lhe tocou levemente no braço direito. Por sua vez, Kim respondeu: "encantado em conhecê-lo, senhor presidente".

Ambos posaram para fotos com expressões sérias e não sorriram até pouco antes de entrarem na sala onde tiveram o primeiro encontro.

"Me sinto realmente bem. Vamos ter uma grande conversa e acredito que será um grande sucesso", disse Trump, ainda diante de cinegrafistas e já sentado à esquerda de Kim.

"Acredito que será algo realmente bem-sucedido e que teremos uma relação formidável, não tenho dúvidas", acrescentou.

Já o líder norte-coreano argumentou que seu país e os Estados Unidos superaram "muitos obstáculos" para realizar a histórica reunião.

"Houve muitas velhas práticas, preconceitos e obstáculos no nosso caminho até chegarmos aqui, mas superamos tudo isso", disse Kim.

O encontro a sós será seguido de um encontro de trabalho com as respectivas delegações e um almoço.

A reunião, cujo objetivo é debater o possível fim do programa nuclear de Pyongyang, é a primeira entre governantes dos dois países após quase 70 anos de tensões por causa da Guerra da Coreia (1950-1953), incluindo 25 de negociações frustradas sobre o chamado processo de desnuclearização norte-coreano.

 

Deixe sua Opinião