Notícias

Desfeitos os "boatos": grupo de Rosalba continuará no PP e definirá rumos para 2018 no RN

Postado às 03h58 | 08 Mar 2018

BLOG DO CÉSAR SANTOS - Jornal de Fato. Mossoró, RN

O PP do Rio Grande do Norte vai continuar sob a presidência do ex-deputado federal Betinho Rosado.

A garantia é dada pelo presidente nacional dos Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI).

“Não existe qualquer possibilidade de mudança”, afirmou, “aliás, nunca existiu a menor discussão sobre mudança de comando do PP no Rio Grande do Norte”, reforçou o presidente nacional dos Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI),.

Ciro Nogueira disse, também, que não houve pedido do governador Robinson Faria (PSD) ou do seu filho deputado federal Fábio Faria (PSD) para tirar o PP das mãos do rosalbismo, grupo da prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini.

A notàcia que circulou no Estado dava conta que Fábio Faria trocaria o PSD pelo PP para assumir a presidência do partido.

A manobra seria uma reação ao fato de o atual comando do PP não pretender apoiar o projeto de reeleição do governador Robinson Faria (PSD), pai de Fábio.

Sou amigo de Fábio Faria, gostaria de tê-lo no nosso partido, mas isso só ocorreria mediante entendimento com Betinho Rosado, que é o nosso presidente no RN”, garantiu, ao negar que Fábio tenha pedido o controle do PP no Estado.

“Isso nunca aconteceu. Aliás, a notàcia surgiu no Rio Grande do Norte, nunca sequer foi cogitado aqui em Brasàlia.”

O presidente nacional do PP disse, ainda, que está “muito satisfeito” com o empenho do partido no Rio Grande do Norte.

“Temos a segunda maior Prefeitura do Estado, que é Mossoró, administrada por Rosalba Ciarlini, que foi governadora e Senadora da República, bastante prestigiada em Brasàlia.

Acabamos de eleger mais uma prefeita, no municàpio de Paraú.

Então, não temos motivo para mudança. Pelo contrário, estamos muito satisfeitos”, afirmou Ciro Nogueira.

Ciro Nogueira, antes da entrevista ao Blog do César Santos, se reuniu em Brasàlia com o ex-deputado Betinho Rosado, deputado federal Beto Rosado, prefeita Rosalba Ciarlini e o esposo da prefeita Carlos Augusto.

Veja trechos da entrevista:

O PP nacional admitiu transferir o controle do partido no RN para o governador Robinson e o deputado Fábio Faria?

Ciro Nogueira – Não existe a menor discussão no PP sobre isso. Sou amigo do deputado Fábio, temos uma consideração muito grande um pelo outro, mas essa amizade não passa pela discussão interna do PP.

Blog do César Santos – Mas, aqui no RN, é dado como certa a mudança?

Ciro Nogueira – A informação surgiu aà, mas aqui não existe qualquer discussão nesse sentido.

Aliás, estamos muito satisfeitos com o PP do Rio Grande do Norte.

Temos a segunda maior prefeitura do Estado, com a prefeita Rosalba Ciarlini, que foi governador e senadora da República, pessoa bastante prestigiada aqui em Brasàlia.

O partido acabou de eleger mais uma prefeita (Maria Olàmpia, no municàpio de Paraú), está crescendo cada dia mais, então, não temos motivo para mudança, nem cogitamos isso.

O senhor vai orientar a posição do PP do RN em relação as eleições 2018?

Ciro Nogueira – Não. Eu até gostaria que o PP ficasse com o governador Robinson, mas essa é uma decisão que cabe ao PP do RN.

Não existe a menor chance de uma decisão de cima para baixo.

O grupo que comanda o PP no Estado, o ex-deputado Betinho, o deputado Beto, a prefeita Rosalba, é que vai definir qual o rumo o partido seguirá no Rio Grande do Norte.

Verdadeira tempestade em copo dágua a "boataria" de que o grupo da prefeita Rosalba Ciarlini estaria sendo "sabotado" pela direção nacional do PP, a pedido do deputado Fábio Faria.

A palavra do senador Ciro Nogueira parece ser o "ponto final", salvo algum "fato novo".

A incógnita, ainda, é qual será o rumo do PP-RN, na eleição estadual de 2018.

A exoneração, a pedido, da cunhada de Rosalba Ciarlini, Isaura Rosado, da presidência da Fundação José Augusto, levanta a "lebre" de que o rosalbismo romperá definitivamente com o governador Robinson Faria.

Isso ocorrendo, qual seria o destino do grupo mossoroense, hoje de inegável expressão política e eleitoral no estado?

Fala-se, igualmente, na possibilidade do PP-RN continuar no bloco político do governador Robinson Faria e apoiá-lo à reeleição, mediante a composição de uma chapa consensual e compromissos futuros.

Para muitos, impossível.

Para outros viável, em razão de que a acomodação política para a reeleição do deputado federal Beto Rosado e a eleição de um deputado estadual, indicado por Rosalba e Carlos Augusto, seriam as prioridades.

Para atingir tais objetivos, uma aliança com Robinson torna-se mais fácil do que com Fábio Dantas, cujos espaços políticos estão super congestionados.

Existiria, ainda, a hipótese de que Rosalba e Robinson, no mesmo palanque em 2018 (o partido de Rosalba é aliado do governo, desde o início) seria o meio da ex-governadora, afinal, ser creditada das obras e recursos que deixou alocados para a atual administração.

A fórmula se tornaria possível através de "mea culpa de Robinson",  mostrando à população que, mesmo tendo havido discordâncias políticas entre os dois no passado, o saneamento de Natal, RN sustentável, obras viárias do aeroporto e da norte, foram conquistas e verdadeiramente herança do governo Rosalba Ciarlini, no qual ele foi vice.

Quanto a aproximação de Rosalba e seu grupo com Fábio Dantas haveriam restrições das lideranças estaduais do PP - sobretudo em Mossoró -, que enxergam ilegitimidade na indicação pública feita pelo atual vice, do empresário paulista Luiz Barcelos, da Famosa, como candidato a senador na chapa.

Fábio Dantas em suas entrevistas pós lançamento da candidatura não deixa dúvidas, ao destacar com ênfase a sua preferência e simpatia pelo empresário paulista.

Interpretam que essa indicação é claramente uma busca de recursos ($$$$$$) para gastar na campanha, já que se trata de um nome desconhecido, sem vínculos com a terra e "pegaria mal" na opinião pública.

Em relação ao apoio de Rosalba à Carlos Eduardo, o obstáculo maior seria a presença do senador José Agripino na coligação, em função do veto do DEM em 2014.

Qualquer que seja o desenlace, a verdade é que até 7 de abril tudo estará claro.

Aguardemos.

Deixe sua Opinião