Notícias

Coronavírus: diagnóstico de paciente com suspeita da doença em Sobral pode sair em até 24h

Postado às 05h32 | 30 Jan 2020

Diário do Nordeste

O alerta mundial pelo coronavírus (2019-nCoV) chegou ao Ceará. Em coletiva de imprensa na tarde de ontem, o Ministério da Saúde confirmou a existência de um caso em investigação no Estado, junto a outros oito suspeitos em todo o Brasil. O homem (identidade preservada) que pode ter contraído a doença tem 27 anos de idade, é morador de Sobral, e está internado em um hospital privado no município da Região Norte. 

Segundo o titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Dr. Cabeto, as amostras dos exames do paciente deverão ser enviadas hoje (30) ao laboratório da FioCruz, no Rio de Janeiro. A instituição que será responsável por confirmar ou descartar o diagnóstico. “Em tese, é 24 horas depois que as amostras chegam lá”, afirma. 
Em nota, a Pasta comunicou que ele foi medicado, está em observação e em isolamento respiratório, com quadro clínico estável. Não esclareceu, no entanto, o protocolo que define em quanto tempo os testes laboratoriais devem apresentar o resultado. O homem esteve a trabalho na China e retornou ao Brasil há 12 dias já com os sintomas, segundo a Sesa. 

Procedimentos
A médica infectologista da Sesa, Tânia Coelho, reforça o alerta, mas diz não haver razão para pânico. “É um caso suspeito, ainda, e ele já está em isolamento”, ressalta. Até esse momento, destaca a especialista, para ser considerado suspeito de ter o coronavírus é preciso ter histórico de viagem à China e apresentar febre e sintomas respiratórios. “A gente tem visto pelos dados epidemiológicos que é uma transmissão rápida, por isso precisamos tomar todas as precauções para um quadro gripal como influenza, que é evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente, evitar o contato com pessoas doentes, cobrir o nariz ao respirar”, destaca.

Deixe sua Opinião