Notícias

Conheça o comportamento dos principais candidatos à Presidência

Postado às 04h31 | 13 Set 2018

Nexo Jornal publica análise do comportamento atual dos candidatos à Presidência da República, após a definição do quadro de candiidatos.

Ciro ataca o PT, mas poupa Lula

Ciro ataca o PT, mas poupa Lula Ex-governador do Ceará, Ciro está em viés de alta nas pesquisas. Ele tenta herdar o apoio do eleitor dado a Lula e aposta no voto da centro-esquerda. Ou seja, compete na mesma raia que Haddad.

Mas Ciro precisa se diferenciar. Na prática, ele critica o PT e seu novo candidato, mas poupa o ex-presidente. Já nas horas seguintes ao anúncio da candidatura do ex-prefeito, Ciro disse que Haddad será uma espécie de intérprete de Lula que precisaria consultar o ex-presidente “em hora de tensão”.

Na manhã de quarta-feira (12), o candidato do PDT comparou Haddad à ex-presidente Dilma Rousseff, também indicada por Lula nas eleições de 2010 e que, impopular, sofreu impeachment em 2016.

Marina associa PT a Temer

Marina, que registrou queda de intenção de votos no levantamento do último Datafolha, também associou Haddad a Dilma.

Ex-ministra do Meio Ambiente no governo Lula e ex-filiada ao PT, Marina tornou-se uma voz crítica do partido e da estratégia de campanha de Lula.

Alckmin se diz o único capaz de derrotar o PT

Alckmin, estagnado nas pesquisas, já vinha dividindo os ataques entre o PT e Bolsonaro, candidato com quem disputa um perfil de eleitorado semelhante, mais conservador. Depois do atentado ao capitão da reserva, em 6 de setembro, o tucano modulou o discurso.

Amenizou os ataques a Bolsonardo, no rádio e na TV, e os trocou por críticas mais dirigidas ao PT. Em agendas de campanha, o governador paulista diz que os problemas econômicos atuais do país são resultado das gestões petistas.

Ao ser questionado sobre a definição de Haddad e o desempenho de Bolsonaro nas pesquisas, o tucano afirmou:

“Acho que ele [Bolsonaro] não vai [para o segundo turno], mas se for é um perigo porque é um passaporte para voltar o PT. (...) Você vota num e elege o outro, é um fato”

Os apoiadores de Bolsonaro

Bolsonaro, que continua internado em São Paulo, não fez comentários até o momento. As críticas ficaram por conta de um dos filhos do deputado do PSL. A campanha de Bolsonaro tem entre suas principais estratégias o discurso anti-PT.

“Somente no Brasil um presidenciável lança sua campanha em frente a uma prisão federal com seu chefe enjaulado por corrupção”, escreveu o vereador do Rio Carlos Bolsonaro em seu perfil no Twitter na quarta-feira (12).

Deixe sua Opinião