Notícias

"Companhia canadense promete aviões à base de energia elétrica"

Postado às 04h39 | 12 Ago 2019

"Carros elétricos já são uma realidade. Mas será que poderemos também viajar em aviões elétricos? Uma companhia canadense garante que sim, e promete ser a primeira a zerar suas emissões de carbono com aeronaves à base de energia elétrica.

A Harbour Air opera 40 hidroaviões, levando anualmente 500 mil passageiros a 12 destinos no Pacífico Noroeste. Como percorre apenas distâncias curtas, com trajetos que não duram mais que 30 minutos, a empresa tem condições de superar um dos empecilhos para os aviões elétricos, a duração da carga nas baterias.

O projeto dos aviões elétricos está sendo desenvolvido em parceria com a magniX, companhia australiana que criou um trem elétrico. Os primeiros testes devem ser realizados em novembro, com a expectativa de transportar passageiros em 2022.

Hoje a aviação é responsável por apenas 2% das emissões de carbono no mundo. No entanto, a perspectiva é de que esse quadro se altere significativamente nos próximos anos, aumentando até 700% até a metade do século. Nesse cenário, usar energia limpa seria um atenuante considerável."

Deixe sua Opinião