Notícias

Atos mobilizam 160 cidades contra arrocho na educação

Postado às 04h05 | 16 Mai 2019

Em dia de manifestações contra os cortes na educação, milhares de pessoas saíram às ruas em ao menos 160 cidades do país. Jair Bolsonaro (PSL), que está nos EUA, descreveu o movimento, o maior que enfrenta em quatro meses e meio de governo, como coisa de “imbecis” e “idiotas úteis” usados como “massa de manobra”. Os atos ocuparam ruas e avenidas de todas as capitais do país, segundo monitoramento da Folha.

Estudantes e professores de escolas e universidades públicas e particulares participaram dos protestos, convocados originalmente por sindicatos contrários à reforma da Previdência. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, convocado a explicar os cortes na Câmara, enfrentou um plenário esvaziado. Colocou a culpa nos governos anteriores pelo congelamento de orçamento na área e voltou a criticar as universidades.

O contingenciamento no MEC (Ministério da Educação) alcança R$ 7,4 bilhões, com impactos que vão da educação infantil a pós-graduação. Nas federais, foi de R$ 2 bilhões, ou 30% dos recursos discricionários (que não incluem salários). O Ministério Público Federal abriu procedimento para apurar os efeitos dos cortes em ao menos 17 estados. 

Deixe sua Opinião