Notícias

Artigo do jornal americano ‘Washington Post’ traça paralelos entre Trump e Bolsonaro

Postado às 15h54 | 20 Set 2018

Um artigo publicado neste terça (18) pelo jornal americano Washington Post traça uma série de características que seriam semelhantes entre Jair Bolsonaro, candidato à presidência brasileira, e Donald Trump, o presidente americano. Escrito pelo historiador Federico Finchelstein, o texto menciona um “populismo pós-moderno” com bases fascistas para comparar os dois políticos.

Ao estabelecer um paralelo com o populismo de esquerda, que teria deixado a violência no passado, o artigo afirma que o populismo pós-fascista se aproveita de momentos de instabilidade política e sociais para pregar o ódio e a intolerância. Bolsonaro e Trump são descritos como homofóbicos, racistas e sexistas. E lembra que, tal como ocorre com presidente americano, o deputado federal brasileiro também teria o apoio de muitos eleitores evangélicos.

Ao mencionar o ataque sofrido pelo candidato do PSL em Juiz de Fora (MG) no último dia 6, a análise destaca que o brasileiro foi vítima das próprias ideias. A publicação relembra declarações controversas e a constante defesa do regime militar.

O artigo também pontua que a atual crise democrática no mundo não se restringe ao “trumpismo” nos Estados Unidos ou à ascensão da extrema direita na Europa, mas também a um extremismo crescente na América Latina, que teria o brasileiro como seu maior expositor. Nesse sentido, conclui, o discurso do político do PSL constituiria um perigo real para democracia no continente.

Deixe sua Opinião