Notícias

Aonde quer chegar Geraldo Melo ao declarar apoio à Fábio Dantas para Governador, quando o seu partido (PSDB-RN) nada decidiu ainda?

Postado às 09h54 | 25 Mai 2018

Do editor

Começam a acontecer situações na pré-campanha eleitoral no Rio Grande do Norte difíceis de serem decifradas.

Tudo começa com a notícia divulgada no blog da jornalista Thaisa Galvão, com o título a seguir indicado:

Geraldo Melo declara que seu pré-candidato a governador é Fábio Dantas

ACESSE E LEIA: https://bit.ly/2KQVxf2

Sabe-se que o ex-governador e ex-senador Geraldo Melo foi acolhido de “braços abertos” pelos tucanos do Rio Grande do Norte e lançado com “pompas e circunstâncias” pré-candidato ao senado da República, em ato público na cidade de Natal.

Anunciou-se, inclusive, na “festa” de lançamento, algo inusitado em matéria de composição de possíveis coligações. O PSDB não apenas declarou publicamente a candidatura de Geraldo Melo ao senado, mas concomitantemente, lançou oficialmente os nomes dos tucanos Ezequiel Ferreira e Haroldo Azevedo para primeira e segunda suplência.

O anuncio fechou “a chapa senatorial” e vedou a possibilidade de negociações futuras com outros partidos.

Após o lançamento, o pré-candidato Geraldo Melo jurou fidelidade ao PSDB, partido que fundou no Estado com o ex-deputado João Faustino e agora retornou, depois de militância em outras siglas.

Por outro lado é notório e público que o PSDB-RN nada decidiu ainda sobre os rumos majoritários em 2018, salvo o seu candidato ao senado.

Nesse contexto, na última quinta, 24, dois fatos surpreendentes, em matéria de evolução de diálogo político, ocorreram no quadro pré-eleitoral do RN.

Primeiro, o candidato ao governo Carlos Eduardo mostrou-se aberto à coligação majoritária com o PSDB e embora tenha compromisso com os nomes de Garibaldi Alves e José Agripino para disputa do senado, admitiu que a sua chapa não estava fechada e poderiam ocorrer “fatos novos”.

Segundo, de inopino e surpreendentemente, no mesmo dia, o pré-candidato tucano ao Senado, Geraldo Melo, solta na mídia, a declaração de que o seu candidato à governador do RN é Fábio Dantas, do PSB (ver notícia acima).

Muitas interrogações no ar, a serem respondidas, condicionarão de agora por diante os entendimentos entre o PSDB-RN e o bloco partidário que apoia Carlos Eduardo para o governo do Estado.

Vejamos algumas dessas interrogações.

Onde quis chegar Geraldo Melo? Falou por si, ou deu “recado” autorizado pelo PSDB, para “amedrontar” Carlos Eduardo e forçar a saída de um dos seus candidatos ao senado (José Agripino ou Garibaldi)?

Todo mundo sabe que a estratégia “tucana” para impor condições em coligação é de fazer “medo”, sob a alegação que os deputados que integram o partido no Estado são “donos” de mais da metade dos votos estaduais, cujo apoio decidirá quem será o futuro governador.

Ou será que, ao contrário, Geraldo Melo esteja temeroso de ter no PSDB-RN, o mesmo tratamento que teve recentemente Fábio Dantas, quando foi estimulado pelos “tucanos” a lançar-se candidato ao governo e depois ficou “seguro no pincel”?

Será que Geraldo Melo sente a possibilidade de não ter apoio do PSDB-RN em sua campanha, sobretudo diante da possibilidade do partido optar por não ter coligação majoritária e assim adotar a política do “salve-se quem puder”?

Nesse caso seria a preparação de uma “saída honrosa”?

Outra hipótese seria a percepção de Geraldo Melo, inegavelmente experiente com as idas e vindas da política estadual, de que o PSB aproxima-se do PDT, a nível nacional, e, se aberto espaço na chapa de Carlos Eduardo na disputa do Senado, o nome indicado seria o de Fábio Dantas (deslocado do governo), que passaria ser seu concorrente?

Ao declarar apoio à Fábio para governador, Geraldo estaria tentando inibi-lo de sair da disputa de governador e aceitar a indicação para o senado na chapa de Carlos Eduardo, o que dificultaria a sua trajetória?

A verdade é que se tornou difícil entender as razões do pré-candidato Geraldo Melo declarar enfaticamente apoio à candidatura ao governo Fábio Dantas, do PSB.

Das duas uma: ou há muita gente superinteligente e estrategista na política local, ou o editor do blog é incapaz de analisar política e como tal deve calar a boca.

De agora por diante é aguardar...

Deixe sua Opinião