Notícias

Análise: "Água, essencial para vida humana e clima"

Postado às 05h22 | 19 Jan 2024

Ney Lopes

Cercado de críticas realiza-se em Davos, cidadezinha dos alpes suíços, a 54ª edição do Fórum Econômico Mundial, com mais de 2.800 participantes.

A crise climática polariza os debates, em torno de um relatório que prevê mais 14,5 milhões de mortes, US$ 12,5 trilhões em perdas econômicas e US$ 1,1 trilhão em custos extras para os sistemas de saúde, até 2050.

Forma-se o consenso, de que para resolver a questão do clima, antes terá que ser resolvida a “gestão da água”.

Cerca de 71% da superfície terrestre é coberta de água, mas desse total apenas 3% é água doce, concentrada no estado sólido, nas geleiras e calotas polares.

Ou seja, a cada mil litros, apenas dois litros estão aptos ao consumo.

Um dos mecanismos mais importantes da água  é a absorção e armazenamento de calor.

Tem elevada capacidade térmica, o que concentra o calor, antes do aumento da temperatura.

A água também desempenha papéis importantes no organismo humano, incluindo a descarga de resíduos, regulando a temperatura corporal e a digestão.

Ainda do ponto de vista orgânico, permite a assimilação de minerais, vitaminas, aminoácidos, glicose e outras substâncias.

O corpo humano é constituído por 70%  de água.

A vida na terra se explica pela existencia desse solvente universal.

Em relação ao meio ambiente, a água é usada  para plantas ou animais, fornecendo a quantidade certa para que eles se alimentem, reproduzam e cresçam.

Representa ferramenta fundamental para apoiar a saúde dos rios e zonas úmidas.

A maior preocupação é a tendencia de escassez. 

O crescimento populacional, as mudanças no estilo de vida, o desenvolvimento e as práticas agrícolas contribuirão para uma demanda crescente, durante os próximos 20 anos.

O uso global de água provavelmente aumentará de 20% a 50% acima dos níveis atuais, até 2050, com os setores industrial e doméstico crescendo em ritmo mais rápido.

Com um bilhão a mais na população mundial, em 2025, só a agricultura global exigirá mais 1 trilhão de metros cúbicos de água por ano, igual ao fluxo anual de 20 rios Nilos ou 100 rios Colorado.

Estudos da ONU projetam que 30 nações terão escassez de água, já em 2025.

Os oceanos detêm mais de 97% de toda a água existente no planeta, sendo essenciais para o equilíbrio entre a vida na terra e a vida marinha.

A água salgada, na maneira como é encontrada nos mares e oceanos, não pode ser consumida.

Essa água é rica em cloreto de sódio, o mesmo sal que usamos para preparar alimentos, e o excesso de sal no nosso corpo faz com que as células comecem a perder água, o que provoca desidratação.

Entretanto, existem técnicas modernas que permitem a população consumir a água do mar.

A dessalinização já é realizada em várias partes do mundo e pode ser uma alternativa quando a escassez de água tomar proporções alarmantes.

O oceano gera 50% do oxigénio de que necessitamos, absorve 25% de todas as emissões de dióxido de carbono e captura 90% do excesso de calor gerado por estas emissões.

É chamado “o pulmão da terra”.

Preservar as fontes d’água significa proteger o planeta.

Trata-se de uma substância essencial, que está no céu, no ar, no solo, dentro da pessoa e até em Marte.

Cabe aos governos, conscientizarem as populações; de que sem água não haverá vida no futuro.

 

Deixe sua Opinião